Tal como Portugal, Dinamarca é formada por uma península, estando assim rodeada pelo mar. E esse mar está na música de Kathrine Windfeld. Mas não foi só o mar que se ouviu no Auditório de Espinho. Ouvimos a Orquestra de Jazz de Espinho e a pianista e compositora dinamarquesa, no piano, assegurando também a direção musical.
À frente da Orquestra de Jazz de Espinho, o cantor e compositor Theo Bleckmann irá interpretar algumas das composições que se destacaram nas suas colaborações com as melhores orquestras de jazz da atualidade. Em entrevista, conversamos sobre a voz e tudo o que se pode fazer com a mesma, e sobre o programa do concerto.
Sobre poemas e música, sobre a ausência de palavras na música, sobre o compositor e pianista (poeta e tradutor) português João Paulo Esteves da Silva e o concerto com a Orquestra de Jazz de Espinho.
Entrevistámos a saxofonista chilena Melissa Aldana, conversámos sobre o saxofone tenor, sobre o seu último álbum lançado pela Blue Note Records, intitulado 12 stars que se baseia nos doze anos que viveu em Nova Iorque, e nas doze estrelas presentes na coroa da Imperatriz, sua Arcano Maior (Tarot), e sobre o que é a música.
Existem nomes que vibram na história da harpa no jazz, tais como, Dorothy Ashby ou Alice Coltrane. E existe Edmar Castañeda que, a par das harpistas mencionadas, também introduz elementos do jazz na sua harpa e acompanhou a Orquestra de Jazz de Espinho, num concerto com selo FIME.
O saxofonista e compositor americano David Binney foi convidado solista da Orquestra de Jazz de Espinho, por isso, o AdE conversou com o músico sobre jazz.
O AdE esteve à conversa com Django Bates, o multi-instrumentista britânico, que acompanhou a Orquestra de Jazz de Espinho, no palco AdE, no concerto "A música dos Loose Tubes". À volta do groove, este concerto foi sobre o encontro de pessoas - dos músicos que tocam e dos que estão na plateia.
"Encruzilhadas" é o nome do concerto da Orquestra de Jazz de Espinho com o vibrafonista Eduardo Cardinho e o guitarrista Miguel Moreira para celebrar a gravação do primeiro disco da OJE, com originais de autoria dos solistas convidados.
A Orquestra de Jazz de Espinho atuou junto da Orquestra Clássica de Espinho, no palco do Auditório de Espinho | Academia, para para a interpretação do arranjo orquestral do álbum Kind of Blue de Miles Davis, de autoria de Guy Barker, sob direção musical do maestro William Goodchild.
A música é sobre nós, nós a ouvirmo-nos uns aos outros. é sobre partilhar o tempo. A música é movermo-nos e sentir juntos. Estas são as palavras de Vijay Iyer, em entrevista, para o Festival Internacional de Música de Espinho.
O pianista galego que se junta em colaboração à Orquestra de Jazz de Espinho com um programa composto por originais e arranjos para big band. Abe Rábade assume-se um contador de histórias através daquilo que o apaixona: a música.
Ultrapassou o estigma de "ser filha de" e hoje já acontece o fenómeno inverso. Há quem assista aos concertos da mãe [Dee Dee Bridgewater], porque a conheceu a ela. China é a verdadeira designação de "bicho de palco" e nesta entrevista mostrou-se tal e qual como é: alegre, genuína e destemida.
Para Mário Costa, o ciclo de concertos com a Orquestra de Jazz de Espinho foi também uma reunião de memórias. O baterista partilhou connosco momentos e experiências que tem vivido ao lado de grandes artistas, nacionais e internacionais, e mostrou o seu entusiasmo perante o projecto com a OJE.
O tema "Forest Marble", interpretado por Mário Costa e pela Orquestra de Jazz de Espinho, foi gravado ao vivo no Auditório de Espinho | Academia e evidencia a musicalidade do álbum de estreia em nome próprio do bateria, Oxy Patina.
Com o álbum Origens, Ricardo Formoso traçou uma visão do seu percurso por Portugal. A colaboração com a Orquestra de Jazz de Espinho marcou a estreia dos temas desse disco em formato de grande ensemble com concertos em Espinho e em Coimbra.
Variedade, surpresa e desafios constantes foram as promessas do guitarrista Miguel Moreira para um ciclo de concertos, em colaboração com a Orquestra de Jazz de Espinho e o vibrafonista Eduardo Cardinho, que passou por Porto, Espinho, Gondomar e Famalicão.
Já percorreu grande parte do globo e, agora, assentou arraiais no Porto. Esta foi, então, a oportunidade perfeita para convida-lo para se apresentar com a OJE. Conheça melhor o saxofonista Seamus Blake.
A experiência do trombonista Nils Wogram com a Orquestra de Jazz de Espinho deixou marcas. Nas vésperas do concerto, fomos conhecer um pouco melhor o músico alemão e as várias faces do seu trabalho.
O Verão pedia mar, bom tempo e muita energia, ingredientes que não faltaram na noite em que Marcos Valle actou em Espinho, na Praça da histórica Piscina Solário Atlântico, com a Orquestra de Jazz de Espinho.