A Orquestra Clássica de Espinho apresentou-se em palco com o oboísta Tiago Coimbra, para apresentarem o Concerto para oboé e orquestra do compositor suíço Peter Mieg. Falámos com o solista sobre o seu instrumento e sobre esta obra tão pouco conhecida, mas cheia de melodia.
Intensa e dramática. É assim que definimos a 5.ª Sinfonia de #Tchaikovsky, uma das obras que será interpretada pela Orquestra Clássica de Espinho, sexta-feira, 9 de fevereiro, no Auditório de Espinho. Como será que o maestro José Eduardo Gomes, encarregue pela direção musical deste concerto, a descreve?
A cantora e pianista de jazz norte-americana, Kandace Springs, é a convidada solista da Orquestra Clássica de Espinho, para juntos interpretarem o álbum "Lady In Satin" de Billie Holiday, com arranjos escritos especialmente para este concerto de Carlos Azevedo, Daniel Bernardes, Nuno Peixoto, Pedro Moreira, Telmo Marques e William Goodchild, no Auditório de Espinho | Academia.
Kristīne Balanas esteve à conversa A propósito do concerto com a Orquestra Clássica de Espinho, no qual será solista. Falou-se sobre o violino, sobre o Concerto de Beethoven e sobre a OCE. Existe brilho nos olhos e muita musicalidade nas suas palavras. Este é mais um concerto inserido na iniciativa Anta - Capital do Violino, realizado anualmente.
Entre ensaios da Orquestra Clássica de Espinho, falamos com o maestro Pedro Neves sobre as obras do concerto de 22 de setembro, no Auditório de Espinho | Academia. Este será um concerto de histórias, um concerto que começa com Era uma vez..., mas não termina com Vitória, vitória, acabou-se a história. Este é um concerto que convida à imaginação.
Pianista, organista e maestro reconhecido internacionalmente, Wayne Marshall dirige e toca com a Orquestra Clássica de Espinho, no concerto de encerramento do 49.º FIME com um programa dedicado a Geroge Gershwin e é sobre ele e a sua música que conversamos com o maestro.
A violoncelista Anastasia Kobekina foi a solista convidada do concerto da Orquestra Clássica de Espinho, no passado dia 19 de maio. Em entrevista ao AdE, Kobekina fala sobre a música e onde ela se situa no tempo.
Uma breve conversa com a maestrina Rita Castro Blanco que dirigiu o "Concerto de Páscoa" da Orquestra Clássica de Espinho, Coro Sinfónico Inês de Castro, Orfeon Académico de Coimbra e solistas Sónia Grané (soprano) e Luis Rendas Pereira (barítono).
Sobre as obras "Quadros de uma exposição" e "Uma Noite no Monte Calvo" de Modest Mussorgsky e sobre a Orquestra Clássica de Espinho - assim foi a conversa com o maestro Pedro Neves antes do concerto que contará com a presença de Jeffery Davis, no vibrafone, sob sua direção musical.
Isabella Lundgren esteve no Auditório de Espinho | Academia, acompanhada pela Orquestra Clássica de Espinho, para recordar a voz e a vida da cantora e atriz Judy Garland. Em entrevista, a cantora sueca lembra a vida e música de uma das mais importantes figuras da Era de Ouro do cinema americano.
246 anos depois de escrito, Elicia Silverstein interpreta o concerto, op.9, n.º9, em Sol Maior de Chevalier de Saint-Georges, e não só, no Auditório de Espinho - Academia, com a Orquestra Clássica de Espinho, sob direção musical do maestro convidado Jean-Marc Burfin.
A Orquestra Clássica de Espinho juntou-se à Orquestra de Jazz de Espinho para para a interpretação do arranjo orquestral do álbum Kind of Blue de Miles Davis, de autoria de Guy Barker, sob direção musical do maestro William Goodchild.
Um maestro que personagem encarna? Um bailarino? Um feiticeiro com a sua varinha mágica? Ou nenhuma delas, mas sim parte integrante de uma orquestra? Sergio Alapont responde a esta questão e fala um pouco sobre os compositores que farão parte do programa do concerto de encerramento do FIME, com a OCE e a cantora espanhola Estrella Morente.
A Orquestra Clássica de Espinho, sob direção musical do maestro Jean-Marc Burfin, apresenta-lhe a Sinfonia No. 4 de Robert Schumann, uma obra que traduz magistralmente o ideal sinfónico romântico no qual a música instrumental expressa a essência do Ser.
O violinista Giovanni Guzzo assumiu não só o papel de solista, mas também o de maestro, para se apresentar em concerto com a Orquestra Clássica de Espinho, num programa preenchido pela Sinfonia "Italiana" e o Concerto para Violino de Felix Mendelssohn.
O maestro Jean-Marc Burfin já faz parte deste nosso caminho há quase 20 anos. Desta vez, conversamos com ele sobre as experiências deste percurso e ficamos a conhecer melhor o programa e os compositores de mais um dos concertos da Orquestra Clássica de Espinho no Auditório de Espinho.
Num concerto gravado ao vivo, o barítono André Baleiro e a Orquestra Clássica de Espinho, sob direção musical do maestro Pedro Neves, interpretam As Canções de Um Viandante. Uma obra escrita e composta por Gustav Mahler, que se tornou numa das mais expressivas da História da música ocidental.
Esta entrevista marca um momento especial. Depois de cinco meses com a programação suspensa, o Auditório de Espinho | Academia reabriu com o concerto que juntou em palco a Orquestra Clássica de Espinho e o barítono André Baleiro.
O Natal ainda anda no ar, por isso nada melhor do que recordar o Concerto de Natal de 2019. Um momento delicioso da Orquestra Clássica de Espinho, acompanhada pelo Coro Crescendo da AME.
O concerto de abertura do 46.º Festival Internacional de Música de Espinho acontece em tempos que exigem medidas diferentes, mas nem por isso queremos deixar de celebrar a música. Esta é a primeira paragem de uma jornada que se prolonga até 6 de Dezembro. Por agora, fique com a entrevista ao maestro Nuno Coelho.
Leia Zhu é um prodígio que tem corrido o mundo. Na sua primeira vez em Portugal, apresentou-se com a Orquestra Clássica de Espinho, sob direcção musical de Jean-Marc Burfin. Um momento marcante e um talento indiscutível!
A OCE apresentou-se no encerramento de mais uma edição do Festival Internacional de Música de Espinho. Desta feita, com o solista Yamandú Costa, um dos maiores expoentes do violão de sete cordas, e com o maestro Jan Wierzba.
Conduzidos pelo maestro Jean-Marc Burfin, os jovens solistas Raquel Areal Martinez e Iago Dominguez, acompanhados pela OCE levaram o público numa viagem pelo século XIX na interpretação do Concerto Duplo de Brahms.
Na antecipação de uma noite de energia contagiante proporcionada pelo brasileiro Yamandú Costa e pela Orquestra Clássica de Espinho, falamos com o músico sobre a sua proximidade com Portugal e sobre o trabalho com jovens orquestras.
As incontáveis horas de estudo e os mais diversos ensaios são muitas vezes esquecidos. Mas o sucesso de um concerto reflete-se em todos esses momentos. Porque as grandes orquestras fazem-se de pequenos detalhes.
Raquel Areal Martinez é uma jovem violinista com uma promissora carreira pela frente. Mas a sua história cruza-se com a da Escola Profissional de Música de Espinho no seu percurso académico. É hora de conhecer como chegou até aqui.
O violinista e diretor de orquestra David Grimal conduziu a Orquestra Clássica de Espinho, enquanto maestro e solista na abertura do 45.º Festival Internacional de Música de Espinho. Aqui pode rever o Concerto para Violino de Johannes Brahms.
Quer a solo, quer acompanhado pela Orquestra Clássica de Espinho, Espinho testemunhou a intensa e variada actividade do acordeonista Richard Galliano no concerto de encerramento do 43.º Festival Internacional de Música de Espinho. Os ensaios para esse momento decorreram assim.