Percursos Musicais pela Cidade
Percursos Musicais pela CidadeENTRADA LIVRE
O Périplo é uma nova rúbrica do Festival Internacional de Música de Espinho que pretende levar a música a diversos pontos da cidade, num fim-de-semana repleto de concertos. Nesta primeira edição, arranca com nomes como António Victorino d’Almeida, África Negra, Vera Morais & Hristo Goleminov e o trio de Eva Fernández, e fecha com uma mostra de projetos musicais de génese académica, envolvendo centenas de jovens intérpretes da Academia de Música de Espinho e da Escola Profissional de Música de Espinho.
[MAPA]
→ 10H00 | Parque João de Deus
Sons de Mar
Sons do Mar é um ensemble constituído por jovens dos 10 aos 15 anos, todos alunos do Curso Articulado da Academia de Música de Espinho que procura dar vida à expressão Swahili “kuja hebu kuimba”, ou seja, “vem, vamos cantar.” O momento é exatamente esse, de partilha musical, um convite a cantarmos juntos, em conjunto, nesta cidade que nasceu à beira mar.
→ 10H30 | Rua 19
Ensemble de Flautas e Saxofones
→ 11H00 | Esplanada da Baía (Rua 4, Espinho)
Percussões EPME
O Grupo de Percussão da Escola Profissional de Música de Espinho (EPME) foi constituído no momento da abertura da Escola, em outubro de 1989, tendo-se apresentado em inúmeros concertos, não só no país, como estrangeiro. Coube-lhe, desde então, a divulgação de obras referenciais da percussão, muitas delas em primeira audição em Portugal, bem como algumas estreias absolutas, incluindo obras encomendadas pela EPME. A orientação do Grupo de Percussão é da responsabilidade dos professores de Percussão da EPME, Joaqui8m Alves, André Dias e Rui Rodrigues.
→ 11H30 | Rua 2 (C. Esquimó/Xadrez)
Orquestra Camerata
Dirigida pelo violinista Roberto Valdés (Cuba), a Orquestra Camerata é uma orquestra de cordas que adotou o modelo de trabalho sem recurso a maestro titular, sendo constituída pelos alunos mais avançados da escola. A Camerata visa proporcionar aos alunos um contacto significativo com o reportório para orquestra de cordas, desde o barroco ao contemporâneo, bem como possibilitar-lhes uma aprofundada experiência e aprendizagem relativamente às exigências técnico-artísticas específicas do trabalho neste tipo de formação.
→ 12H00 | Avenida Maia Brenha (Lateral Restaurante Aquário Marisqueira)
Coro Crescendo
O Coro Crescendo da AME nasce de um projeto iniciado em 2018, pela Academia de Música de Espinho (AME). É dirigido, desde a sua fundação, pela Maestrina Raquel Couto, tendo trabalhado igualmente com os maestros Roberto Valdez, Cesário Costa e Jan Wierzba, nos projetos corais sinfónicos em que participou. O coro é constituído por alunos do ensino básico da AME e da EPME.
→ 12H30 | Esplanada da Baía (Rua 4, Espinho)
Combo Jazz EPME
A Escola Profissional de Música de Espinho proporciona uma oferta transversal que abrange não só a chamada música clássica, mas também outras áreas, como é o caso do jazz. Sob a direção de Eduardo Cardinho, o Combo de Jazz que se apresenta no Novembro Jazz da Casa da Criatividade percorre diversos caminhos da história do jazz, passando pelo bebop, o blues, o swing e o jazz tradicional.
VER DIA 17 JUN