A Escola Profissional de Música de Espinho ministra o Curso Básico de Instrumento (7.º, 8.º e 9.º anos/Nível 2 de Qualificação); o Curso de Instrumentista de Cordas e de Tecla e o Curso de Instrumentista de Sopro e de Percussão (10.º, 11.º e 12.º anos/Nível 4 de Qualificação), de acordo com os planos de estudo em vigor. Todos os cursos são financiados pelo Programa Operacional Capital Humano, sendo facultados aos alunos apoios para transportes, alimentação ou alojamento de acordo com os critérios legalmente definidos para o efeito.
O Curso Básico de Instrumento constitui uma oferta formativa de natureza vocacional dirigida a estudantes que tenham concluído o 2.º Ciclo do Ensino Básico (6.º ano de escolaridade) e manifestem aptidão e preferência pelo estudo de música num contexto curricular e formativo que lhes permite um desenvolvimento artístico transversal e aprofundado, a par de uma sólida formação nas disciplinas de formação geral. A frequência do Curso Básico de Instrumento conduz à conclusão do 3.º CEB (7.º ao 9.º anos de escolaridade) e a uma certificação profissional de Nível II.
Ensino Básico – Curso Básico de Instrumento Podem ingressar no Curso Básico de Instrumento os alunos que concluíram o 6.º ano de escolaridade e que demonstrem capacidades e conhecimentos musicais ao nível do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Ensino Secundário – Curso de Instrumentista de Cordas e de Tecla/ Instrumentista de Sopro e Percussão Podem ingressar no Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e de Tecla e no Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e de Percussão os alunos que concluíram o 9.º ano de escolaridade e que demonstrem capacidades e conhecimentos musicais ao nível do Curso Básico de Música.
Consultar Regulamento das Provas de Admissão