Albert Recasens direção musical
O final do Renascimento é um período áureo da música religiosa ibérica. Ventos de mudança sopravam na Europa e grandes reformas tiveram lugar. Os impérios ibéricos uniram-se, intensificando o forte intercâmbio cultural entre os reinos. Partindo do Officium defunctorum de Tomás Luis de Victoria, esta viagem no tempo lança pontes para o misticismo religioso da época. A relação dos católicos ibéricos com a morte encarnou em obras de grande expressividade. O concerto apresenta uma variedade de obras relacionada com a Liturgia dos Mortos, em que compositores ibéricos destilaram a essência da música da época, conciliando mestria e dramatismo.
Tomás Luis de VictoriaOfficium defunctorum
Matinas do Officium defunctorum Cristóbal de Morales Leitura I: Parce mihi Domine, a 4 Alonso Lobo Responsório I: Credo quod redemptor, a 4 Tomás Luis de Victoria Leitura II: Taedet animam meam, a 4 Cristóbal de Morales Leitura III: Manus tuae fecerunt me, a 5 Philippe Rogier Responsório IV: Hei mihi Domine quia peccavi, a 5 Manuel Cardoso Antífona do Terceiro Nocturno: Sitivit anima mea, a 6
Missa Pro Defunctis Tomás Luis de Victoria Intróito: Requiem aeternam Kyrie Gradual: Requiem aeternam Ofertório: Domine Iesu Christe Sanctus – Benedictus Elevação (moteto): Versa est in luctum Agnus Dei Comunhão: Lux aeterna
Absolvição Tomás Luis de Victoria Responsório: Libera me, Domine
Evento já realizado.
Teatro e Marionetas de MandrágoraFESTIVAL MAR-MARIONETAS
Shenandoah Conservatory Symphony Orchestra