Jean Rondeau cravoThomas Dunford alaúde
As Extravagâncias do Barroco FrancêsQuando falamos no Barroco francês, pensamos logo no esplendor do Palácio de Versalhes. O fausto, a extravagância e a fantasia marcam a cultura da aristocracia francesa. A corte francesa revolvia em torno da dança, cujo movimento regrado encarnava os constrangimentos sociais nos corpos em movimento. O programa do recital, que junta dois dos mais criativos intérpretes da dita “música antiga” num contexto camerístico, apresenta danças francesas dos reinados de Luís XIV e Luís XV. Neles, músicos proeminentes foram atraídos para a corte e desenvolveram uma atividade marcante. Instrumentos como o alaúde, a viola da gamba e o cravo destacaram-se tocando danças barrocas agrupadas sob o nome de Suite ou Ordre. A variedade expressiva dá o mote para um recital que atravessa várias fases do Barroco francês, acompanhando uma transformação da música instrumental que, rapidamente, ultrapassou as fronteiras do Reino de França.ProgramaRobert De ViséeSuite em ré menor
Marin MaraisLes Voix Humaines (da Suite No. 3 em ré maior)
François CouperinPrelúdio em dó maior (do livro L’Art de Toucher le Clavecin)La Ménetou (da Suite No. 7 em sol maior)Le Dodo ou l’amour au berceau (da Suite No. 15 em lá maior)La Ténébreuse (da Suite No. 3 em dó menor)La Favorite (da Suite No. 3 em dó menor)
Jean-Henry D’AnglebertPrelúdio (da Suite No. 3 em ré menor)Sarabande Grave (da Suite No. 3 em ré menor)
Antoine Forqueray e Jean-Baptiste ForquerayLa Portugaise (da Suite No. 1 em ré menor)La Sylva (da Suite No. 5 em dó menor)La Jupiter (da Suite No. 5 em dó menor)